< Familia Incrível: Amamentar meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=iso-8859-1" ... .comment-link {margin-left:.6em;}
baby growth baby development babies

Familia Incrível

Um pai, uma mãe, dois incríveis lindos e uma sobrinha também linda... assim se constitui a família incrível.

Nome:
Localização: Gaia, Portugal

Tenho 31 anos, sou do signo Touro, amo os meus filhos, marido e sobrinha... Adoro animais Lema: "Amo porque vivo e vivo porque amo".

sexta-feira, junho 16, 2006

Amamentar

Mais do que dar alimento, quando amamento o meu Zezé dou-lhe amor, carinho, ternura...
Gosto tanto destes momentos em que estamos os dois num enamoramento total.
Geralmente estamos de mão dada, ou seja, na mão que está a ajeitar o peito, ele coloca a mãozita dele.
Estamos unidos num abraço total, quer físico quer psicológico. E são momentos de magia.

Sei que ele já tem quase, quase 15 meses, sei que muita gente acha que devia começar a retirar-lhe o peito, mas será que apesar de tudo os momentos de entrega total que vivemos não compensam todas as restrições alimentares que tenho? Sim, porque eu levo à risca o meu regime alimentar. Já há muitos meses que não como: morangos (um verdadeiro tormento pois amo comê-los), carne de porco (tb não gostava muito), marisco (outro grande sacrifício), feijões e outros que tais(ai as cólicas), fiambre e tudo o que à 1ª vista possa fazer mal ao rapaz. Tenho muita gente que me chateia a cabeça, que isto ou aquilo não faz mal, mas eu simplesmente não consigo comer.
Sempre me disseram que uma vez que a minha mãe, avó materna e irmã quase não tinham tido leite que provavelmente não teria.
Depois quando verifiquei que tinha bastante leite e porque o Flecha chorava noite e dia, começaram a dizer que podia ser do leite, que ele tinha era fome. O que tb não era verdade, uma vez que ele enquanto foi amamentado aumentou sempre muito bem de peso.
Ao Flecha (por inexperiência) só lhe dei de mamar até aos 5 meses, comecei a trabalhar tinha ele 4 meses e não retirei tanto quanto devia com a bomba e fiquei sem leite. Chorei imenso quando isso aconteceu, fiquei muito triste.
Desta vez a experiência falou mais alto. Diziam que não iria ter leite, não me ralei. Diziam que ele podia ter fome, apresentava os registos do peso, não me chateei minimamente. Assim como não me chateio quando me dizem: "não tarda tem namorada e ainda mama". Quero lá saber, amamento até ter leite ou até ele querer. É a minha/nossa opção.

Ontem estive a fazer biscoitos com o meu Flecha, ajudou a colocar a farinha, a moldar os biscoitos, hoje quis levar para os amigos. Claro que levou, sempre quero ver se os comem todos.
Foi um dia não para ele ontem, estava aborrecido, só fazia disparates, não sei o que se passou. Se ´fossemos pais que batem nos filhos, ontem o Flecha tinha levado uma ou outra palmada. Mas optámos por não lhes bater. Nunca.
O Flecha tem 5 anos e nunca lhe levantei a mão. Ralho com ele, ponho-o do castigo no quarto, ele chora por isso, deixo-o acalmar e vou lá conversar com ele. Tem resultado.
Não condeno quem dá uma palmadinha, mas pessoalmente acho que não leva a nada. Creio que iria chorar mais eu do que ele.


8 Comments:

Blogger Patrícia Santos said...

Olá Sandy!
Obrigada por visitares o Sítio do Alex e como não podia deixar de ser vim cá dar um saltinho ao teu cantinho.
Sim é verdade que encontrámos muitas mães coragem na blogosfera, mas vistas bem as coisas todas somos mães coragem, porque é preciso muita coragem para trazer a este mundo e educar os nossos piolhitos, por isso todas temos mérito.
Gostei particularmente de saber que és de Gaia, eu também, apesar de dizer que sou do Porto, mas na verdade sou de Oliveira do Douro. Talvez um dia ainda façamos um encontro de mães blogosferianas.
Vai passando pelo Sitio do Alex e se gostares de coisas mais mística não deixes de passar no meu outro blog http://cosmictarot.blogspot.com
Bjs e obg pela visita

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

olá

adorei o teu blog.
eu amei amamentar e tive muita pena de só o ter feito até aos 8 meses, depois fiquei sem leite assim, sem mais nem menos, de uma mamada para a outra :(
se tens, continua, é o melhor que lhe podes dar.

jcas
vera

5:55 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Olá. Acho que sim, fazes bem em amamentar. Sou muito flexível nessas questões. O nosso instinto e a nossa vontade conta. Eu só amamentei por 1 mês e nunca em exclusivo. Não produzia leite por causa do stress e das preocupações...Tive tanta pena. Mas paciência. Por isso, quem pode, aproveite. é tão bom !!! Quanto ao bater, oxalá não tenha de recorrer a palmadinhas....embora que uma pequenina só para impor o respeito não creio que traga mal ao mundo. Mas é mais eficaz um castigo ou repreensão (acho eu, não tenho experiência nesse assunto).. Um beijo

12:37 da tarde  
Blogger Cristina said...

Olá!
Tb concordo: amamentar é a melhor coisa do mundo!
Quanto aos comentários que tens que ouvir diz-lhes: "Tenham vocês um filho e tratem-no como entenderem!"
O meu filhote tem 5 meses e se eu levasse em conta certas coisas que me dizem não só andava a cortar-lhe as unhas às dentadas como já o tinha recheado de açucar!!!
:S ;)

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OLa...como gostei de vir aki parar...Eu amamentei a rica filha II ate aos 13 meses..pq fikei sem leite...tive um degosto como se ela tivesse apenas com 1 mes...tava a amar amamenta-la...o amor e cumplicidade q se gerava...chorei e sangrei no 1º dia da amamentacao e amava tanto amamentar... por mim dava-lhe maminha ate aos 18 ...anos! lool
Da-lhe sempre ate teres... pras saudades serem menores...JINHUS Incredibles ;)

10:07 da manhã  
Blogger Smas said...

Hoje sou eu que assino em baixo tudo o que escreveste, mas sei que a minha filha irá deixar de mamar em breve que depois dela ir para a creche deve deixar a mama tal como aconteceu com o mano.
Também não bato, mas já houve situações em que infelizmente saiu uma palmadita e doeu-me mais a mim que a ele. AGora definitivamente não se bate, castiga-se e conversa-se pois é a conversar que nos entendemos.
Bjs

4:06 da tarde  
Blogger Loira said...

Já conheces a minha posição sobre a amamentação, mas aqui vai...
Adoro amamentar... correu td bem smp na amamentação. Calculo q seja dificil e, por isso, traumático para algumas mulheres. Digamos q para pessoas q dizem q gritavam e mordiam de dor, qd os filhos mamavam, deve ser frustrante, horrível, etc.
Não foi, nem é o meu caso. O q sei é q, qd eles chegam a determinada idade, o nosso leite já não lhes dá aquilo q eles precisam. Nessa altura, na minha opinião, devemos seguir em frente e passar a criar essa ligação através de outras formas. Não nego q amamentar é especial, mas, acredita, q eu tb adoro dar papas e sopinhas ao meu filho. Adoro! Gosto mm mto de ser eu a dar-lhas. Assim como espero tb gostar de lhe dar biberão qd for o tempo certo.
Tb não estou de acordo com aquelas teorias de q smp q choram têm fome. Sejamos realistas, os bebés alimentados com leite artificial tb choram, alguns até choram mais, e ninguém diz q têm fome. Tenham santa paciência. Por isso, para mim, nada melhor q a balança. Se o bebé está a desenvolver-se bem e a manter uma boa linha de crescimento, se aumenta bem de peso, então está bem alimentado.
O q sei é q, mtas vezes, parar de amamentar um filho e seguir em frente é ser uma óptima mãe. Afinal, o importante é q o bebé cresça saudável.
Acho estranho não comeres nada dessas coisas... especialmente, pq achava q já não teriam cólicas com a idade do teu. O pediatra do Zezinho disse-me smp para comer tudo e é o q eu faço. Supostamente eles já devem estar habituados à nossa alimentação dd o ventre. Como mm de tudo... evito apenas as coisas q fazem flatulência ou prisão de ventre. Como raramente chocolates,pq nunca gostei mto, e comi smp morangos, dd q saí da maternidade. Se percebo q há alguma coisa a q ele é intolerante,como menos ou evito. Neste momento, já fiz td o tipo de experiências. Ele já tem 5 meses e meio e sei q não é excessivamente sensivel a nada. O q faço é comer de td, mas com conta,peso e medida. Tal qual durante a gravidez.
Qto às palmadas, não sou apologista de bater... se bem q não considero bater uma palmada de vez em qd. Tenho cá as minhas teorias. Nunca bater em público, nem rebaixar, nem gritar, nem humilhar. As crianças são mto sensíveis a isso.
bj* e desculpa o testamento

9:58 da tarde  
Blogger Mamã Dora said...

Acho muito bem, amamenta até poderes, acho que é muito importante.

Beijinhos

10:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home